sexta-feira, 3 de setembro de 2010

- A história - OLYMPIKUS


Quem poderia imaginar que uma marca esportiva genuinamente brasileira iria afrontar gigantes globais como Nike e Adidas. Que iria se tornar sinônimo do melhor vôlei do mundo. Patrocinar os maiores atletas do Brasil. Dificilmente ninguém apostaria nisso. Mas a OLYMPIKUS apostou, e por enquanto, está ganhando esta batalha, colocando a cada dia nas pistas, nas ruas, nas quadras e nas academias as melhores tecnologias à disposição dos melhores atletas.
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A história
A marca foi criada em 1975 pela Azaléia, empresa fundada em 1958, aproveitando a época em que foi aprovada uma lei federal que instituiu a obrigatoriedade da prática de educação física nas escolas, tendo como primeiro produto um modelo de tênis ideal para resistir às provas do dia-a-dia das crianças e jovens. E já nascia competitivo. Forte, resistente, indestrutível, foi um dos primeiros modelos de tênis feitos em couro, superando os tradicionais modelos em tecido da época. A marca OLYMPIKUS começava a fazer história.
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Foi a partir da década de 80 que entraram no Brasil as marcas esportivas internacionais, trazendo produtos com novas tecnologias, estratégias de marketing inovadoras e grandes celebridades do esporte em campanhas publicitárias. Para enfrentá-las a OLYMPIKUS se fortaleceu, investiu em design, em tecnologia, desenvolveu novos produtos, e começou a criar relações de grande envolvimento com o esporte brasileiro, com campanhas publicitárias estreladas por ídolos do esporte nacional. Em 1995 a OLYMPIKUS entrou literalmente nas quadras patrocinando um super time de vôlei que marcou época, com os melhores atletas brasileiros: o time OLYMPIKUS de vôlei. O investimento da marca no esporte tinha várias justificativas: o vôlei tinha acabado de conquistar, nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92, a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil em esportes coletivos, desfrutava de grande popularidade entre os jovens e contava com uma base de praticantes dos dois sexos, possibilitando um excelente canal comunicação da marca com esses públicos.
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A associação com o esporte também permitiu a OLYMPIKUS vincular-se a conceitos como saúde e bem-estar e, ao buscar se especializar na produção de materiais de alta qualidade para a prática esportiva, estimular a disseminação desses conceitos. Dois anos depois, em 1997, iniciou com a Confederação Brasileira de Voleibol, uma das mais fortes parcerias do esporte brasileiro, que dura até hoje, com muitas vitórias e conquistas inéditas. A OLYMPIKUS passou a ser então a marca oficial da CBV e nessa mesma época o Brasil passa a ter o melhor time de vôlei do mundo. A OLYMPIKUS deixava de ser apenas uma marca de tênis e passa a ser uma marca de artigos esportivos, produzindo uniformes e vestuários de alta performance com os mais sofisticados materiais e a mais avançada tecnologia.
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Líder absoluto em vendas, líder em lembrança de marca e líder nas quadras e nas pistas, a OLYMPIKUS ainda preparava mais um grande salto. Na década de 90, a marca se uniu a grandes nomes do esporte como Claudinei Quirino (atletismo), Gustavo Borges (natação), Vanderlei Cordeiro (maratona) e Mauren Maggi (atletismo), passando a ser patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Olímpico Brasileiro em 1999.
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No ano seguinte, revolucionou o mercado com o lançamento com o TUBE, uma tecnologia de amortecimento aparente exclusiva da marca. Inspirada nos tubos flexíveis que protegem grandes edificações de cidades como Los Angeles e Tóquio dos efeitos dos terremotos, e proporcionando um amortecimento de alta performance, ela pode ser considerada a principal inovação dos produtos OLYMPIKUS em toda sua história. Atualmente, a OLYMPIKUS utiliza em seus produtos outras tecnologias como a BoxSystem, tecnologia de amortecimento de impacto composta por uma peça de EVA sobre uma sola de borracha resistente;
Dry Action, tecido de alta transpiração que elimina o suor evita a aderência na pele, facilitando a circulação do ar e garantindo controle térmico; DuoFlow, tecnologia de amortecimento do impacto sofrido no calcanhar; EVAFlow, dois tipos diferentes de EVA que garantem além de absorção de impacto, uma leveza; Glidertec, tecnologia que une borracha e EVA para maior segurança e amortecimento; Solar Tech, tecido especial que bloqueia os raios UVA e UVB, garantindo proteção solar; e a Supporter, tecnologia que porporciona maior estabilidade e flexibilidade.
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Em 2001 a marca apostava todas as suas fichas no atacante da Seleção Brasileira de vôlei GIBA, que se tornou um consultor para seus produtos no esporte. Pouco depois, em 2003, foi a vez do técnico Bernardinho virar garoto-propaganda da marca. Em 2006, com a marca bem estabelecida no mundo esportivo, a OLYMPIKUS marca presença no segmento urbano com o lançamento da OLK, uma linha de calçados e acessórios casuais, que tinha como principal garoto-propaganda o apresentador Luciano Hulk. Em 2008, a OLYMPIKUS esteve presente no maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos. Os uniformes e equipamentos esportivos da marca foram utilizados por toda delegação brasileira e mais sete países participantes. Em 2009 a marca se tornou patrocinadora do Flamengo, assinando o maior contrato da história do futebol sul-americano, aproximadamente R$ 170 milhões.
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Recentemente, em 2010, a marca ampliou sua linha de running de alto desempenho com tecnologia Tube Tech com o lançamento do modelo Tera 2 Prona (para pisada pronada), que tem como principal característica o amortecimento de impacto, presente no calcanhar e na planta do pé; e traz o Zomax, que vem com design totalmente inovador e cores em estilo metalizado, além de possuir em sua base um material termoplástico nobre e resistente, o TPE, que garante maior amortecimento e propulsão durante as passadas.
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Um marketing ousado
Patrocinadora dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro em 2007, a OLYMPIKUS produziu aproximadamente 70 mil peças, entre roupas e calçados de treino, competição e pódio para atender os cerca de 970 membros da delegação brasileira que participou do torneio. A marca esportiva vestiu 25 dos 42 países participantes dos Jogos Pan-americanos, ou seja, cerca de 3.500 atletas de um total previsto de 5.000. O investimento total da marca em marketing, de 2005 a 2007 (desenvolvimento de produtos, patrocínio e comunicação dos Jogos Pan-americanos) foi de R$ 100 milhões. O ano de 2008 foi marcado pela presença em um evento internacional, os Jogos Olímpicos de Pequim. A OLYMPIKUS vestiu os 450 integrantes da Delegação Brasileira em Pequim e de outros sete países latino-americanos. Foram produzidas mais de 53 mil peças para atender aos atletas, nas 28 modalidades esportivas. Também se fez presente nos Jogos Paraolímpicos, fornecendo 14 mil peças. Atualmente a marca associada ao DNA do esporte nacional, patrocina o Comitê Olímpico Brasileiro e desenvolve materiais e tecnologia para atletas de 28 modalidades esportivas. A marca também é patrocinadora da Confederação Brasileira de Vôlei e dos astros da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Giba e Bernardinho. Juntam-se a este grupo os novos patrocinados: Bruninho, levantador da Seleção Masculina, Fabi e Paula Pequeno, respectivamente líbero e atacante, campeãs olímpicas pela Seleção Feminina, e José Roberto Guimarães. A OLYMPIKUS ainda está presente como fornecedora de material esportivo dos clubes de vôlei Rexona-Ades e Cimed, além do Flamengo no futebol.
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Os slogans
Inspire-se. (2008)
Vai aonde você vai.
(2008, OLYMPIKUS OLK)
Invente seu jogo.
(2007)
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Dados corporativos

● Origem: Brasil

● Lançamento:
1975
● Criador: Azaléia Calçados
● Sede mundial: Jundiaí, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Vulcabras azaleia S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Milton Cardoso dos Santos

● Faturamento: R$ 1.1 bilhões
(estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: + 25 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 16.000
● Segmento:
Vestuário esportivo
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios esportivos
● Ícones:
A tecnologia TUBE
● Slogan: Inspire-se.
● Website:
www.olympikus.com
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A marca no mundo
A OLYMPIKUS, marca líder do mercado nacional de material esportivo, exporta seus produtos para mais de 25 países nas Américas e na Europa. Hoje em dia é uma das cinco maiores empresas do setor calçadista do mundo. A produção atinge hoje 150 mil pares/dia, totalizando 11 milhões pares/ano, resultando a geração de 16 mil empregos. A marca ainda é líder no segmento esportivo do Brasil em tênis, com 10% em volume de vendas do mercado brasileiro.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas)
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